sexta-feira, 31 de março de 2017

Para rezar agora: ato de Fé, Esperança e Caridade



As três virtudes teologais!


Ato de Fé

Senhor Deus, creio firmemente e confesso todas e cada uma das coisas que a Santa Igreja Católica propõe, porque Vós, ó Deus, revelastes todas essas coisas, Vós, que sois a Eterna Verdade e Sabedoria que não pode enganar nem ser enganada. Nesta fé é minha determinação viver e morrer. Amém.

Ato de Esperança

Espero, Senhor Deus, que, pela vossa graça, hei de conseguir a remissão de todos os pecados e, depois desta vida, a felicidade eterna, porque Vós prometestes, Vós que sois infinitamente poderoso, fiel e misericordioso. Nesta esperança é minha determinação viver e morrer. Amém.

Ato de Caridade

Senhor Deus, amo-Vos sobre todas as coisas e ao meu próximo por causa de Ti, porque Vós sois o Sumo Bem, infinito e perfeitíssimo, digno de todo amor. Nesta caridade é minha determinação viver e morrer. Amém.

(Fonte: Aleteia Brasil)

A receita infalível contra as tentações que nos afastam de Deus



Quero uma vida contigo, Jesus!

O deserto é um lugar para experimentar o silêncio, a aridez, a solidão. Não há absolutamente nada ao seu redor e você percebe o quanto sua natureza é fraca e pequena em meio ao imenso mar de areia. No silêncio e no abandono do deserto, você também percebe a grandeza de Deus. Não há nada que distraia. Toda essa aridez fala de nossa única fonte, que é Deus.
O deserto é um lugar privilegiado para ficar cara a cara com Deus. São muitos os homens e mulheres que, ao longo de suas histórias, se retiram no deserto para estarem sozinhos com Deus e viver, ali, uma vida exclusivamente dedicada a Ele, somente a Ele, sem distrações, sem coisas banais ou supérfluas. Só Deus basta.
O deserto também é um lugar de tentações. É ali onde também surgem os fantasmas que tentam nos afastar de nosso centro e fazer com que neguemos nossa essência mais profunda.
Talvez seja pela proximidade tão especial com Deus, ou talvez também pelos sacrifícios de suportar as adversidades de um deserto. A dureza do deserto faz com que surja, com força, a tentação. Ela se apresenta a nós em forma do bem: “que necessidade você tem de sofrer quando poderia estar mais confortável em sua casa? Tem certeza que você encontrou Deus, não foi uma sugestão? Se fosse Deus de verdade, ele não o deixaria sozinho, abandonado em um deserto”.
O povo de Israel teve esta mesma tentação.  Tendo sido liberado da escravidão e recebendo a promessa e o presente de Deus de habitar uma terra prometida, o povo começa a duvidar dessa promessa quando se vê no meio do deserto, passando fome e outras adversidades.
Aparecem os fantasmas da dúvida e da desconfiança. Surge a tentação de fazer seu próprio plano, de voltar atrás, mesmo que isso implique voltar à escravidão.
A tentação é sempre um engano. Ela se apresenta como uma atitude de rebeldia contra Deus, sob a forma do bem e da felicidade.
O que cai em tentação normalmente não tem a intenção de fazer o mal que não deseja, mas, simplesmente, deixou-se levar por uma felicidade ou um bem que não é real e que está fora da órbita de Deus.
No fundo, o que está por trás da tentação é o objetivo de nos afastar de Deus, de colocar outras coisas no foco. Coisas urgentes, mas supérfluas e desnecessárias.
Somos muito mais tentados do que imaginamos. A maior tentação é o demônio. A ele não interessa se estamos próximos a Deus. Ele não nos quer bem e seu maior desejo é nos separar do amor de Deus e fazer-nos cair no pecado. Ele quer nos seduzir com bens materiais e nos convencer de superpoderes inexistentes. Tentar nos apresentar um mundo melhor e mais feliz, mas sem Deus.
Aqui está a receita para resistirmos às tentações: precisamos estar muito unidos ao Espírito Santo. Implorar sua ajudar para elucidar as coisas, ver os erros e as falácias em tantos argumentos aparentemente bons que este mundo nos apresenta.
Temos que contar sempre com a ajuda de Jesus, que vence todas as tentações e os que as provoca. Não em vão, uma das frases que Jesus disse, dirigindo-se ao Pai, foi: “Não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal.”.
Não quero fazer meu próprio plano, não quero traçar um caminho paralelo a Deus. Quero uma vida com Deus! Senhor, não me deixe cair em tentação!

Fonte: aleteia.org

Talvez o amor…

Dedique esta música às pessoas que são especiais para você

Talvez o amor seja como um lugar de descanso, um abrigo da tempestade
Ele existe para te dar conforto, ele está lá para te manter aquecido
E nas horas de turbulência, quando mais você está sozinho
A lembrança de um amor te levará para casa
Talvez o amor seja como uma janela, talvez uma porta aberta
Ele te convida a chegar mais perto, ele quer te mostrar mais
E mesmo que você se perca, e não saiba o que fazer
A lembrança de um amor fará você superar tudo
Oh, o amor para alguns é como uma nuvem, para outros, tão forte quanto o aço
Para alguns um modo de vida, para outros uma forma de sentir
E alguns dizem que o amor é se agarrar, e outros dizem que é deixar ir
E alguns dizem que o amor é tudo, outros dizem que não sabem
Talvez o amor seja como o oceano, cheio de conflitos, cheio de dor
Como uma lareira quando faz frio lá fora, como o trovão quando chove
E se eu vivesse para sempre, e todos os meus sonhos fossem realizados
Minhas lembranças de amor seriam de você
E alguns dizem que o amor é se agarrar, e outros dizem que é deixar ir
E alguns dizem que o amor é tudo, outros dizem que não sabem
Talvez o amor seja como o oceano, cheio de conflitos, cheio de dor
Como uma lareira quando faz frio lá fora, como o trovão quando chove
E se eu vivesse para sempre, e todos os meus sonhos fossem realizados
Minhas lembranças de amor seriam de você.

(Música de John Denver)

Fonte: Aleteia Brasil

Recebeu correntes de oração com ameaças? Saiba como proceder

Correntes de oração com ameaças se proliferam diariamente causando medo em muitas pessoas. Há razões para temer?

                                     (via Felipe Aquino)

ENTENDAM MAIS SOBRE AS CORES LITÚRGICAS






Hoje Missa Com Oração Cura e Libertação na Capela Sagrada Família

Comunidade Sagrada Família,Caminho do Sol, te convida para logo mais as 19:30 hrs, missa com oração cura e libertação.
Vamos passar alguns momentos de oração diante de Jesus. Momentos de silencio e de profunda oração. Momentos de escuta da Palavra de Deus, de reflexão e de louvor. Mas também momentos de reconhecermos que somos pecadores. Por isso, vamos nos colocar diante de Jesus de modo humilde e de coração aberto, para sentir sua presença em nós, presença que nos perdoa e que nos conforta. Amém!

Hoje tem Grupo de Oração São José


Povo de Deus!  Hoje a partir das 19:30 hs , Grupo de Oração São José, na comunidade parque das árvores. 

Estaremos reunidos louvando e agradecendo a Deus pelas bençãos derramadas em nossas vidas. Não percam!

O Espírito Santo te convida a fazer esta experiência de oração.

Amanhã 01 de Abril de 2017 posse canônica de Dom Edilson

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, alguns padres e um grupo de familiares e amigos de Dom Edilson Soares Nobre, vão a Oeiras, no Piauí, neste final de semana. Eles vão participar da posse canônica de Dom Edilson, que acontece neste sábado, primeiro de abril, às 17 horas, na Catedral de Oeiras.
Dom Edilson foi nomeado bispo da Diocese de Oeiras, pelo Papa Francisco, dia 11 de janeiro. No último dia 20 de março, na Catedral Metropolitana, aconteceu a celebração de ordenação episcopal. Ele será o sétimo bispo da Diocese de Oeiras.
                                          
                                           (Foto; Brunno Antunes)

Liturgia Diária - 4ª Semana da Quaresma - Sexta-feira 31/03/2017



Primeira Leitura (Sb 2,1a.12-22)

Leitura do Livro da Sabedoria.
1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.
16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovaremos o que vai acontecer com ele.
18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.
21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo
Responsório (Sl 33)

— Do coração atribulado está perto o Senhor.
— Do coração atribulado está perto o Senhor.

— O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.
— Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Homilia:


Santo do Dia - São Benjamim, servia aos irmãos na caridade

São BenjamimSão Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver

Nasceu no ano de 394 na Pérsia e, ao ser evangelizado, começou a participar da Igreja ao ponto de descobrir sua vocação ao diaconato.
Serviu a Palavra e aos irmãos na caridade, chamando a atenção de muitos para Cristo.
Chegou a ser preso por um ano, sofrendo, e se renunciasse ao nome de Jesus, seria solto. Porém, mesmo na dor, na solidão e na injustiça, ele uniu-se ainda mais ao Cristo crucificado.
Foi solto com a ordem de não falar mais de Jesus para ninguém, o que era impossível, pois sua vida e seu serviço evangelizavam.
Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver, muitos leprosos fossem curados e assim muitos corações duvidosos se abriram a Deus.
Foi novamente preso, levado a público e torturado para que renunciasse à fé. Perguntou então ao rei, se gostaria que algum de seus súditos fosse desleal a ele. Obviamente que o rei disse que não. E assim o diácono disse que assim também ele, não poderia renunciar à sua fé, a seu Rei, Jesus Cristo.
E por não renunciar a Jesus, foi martirizado. Isso no ano de 422.
São Benjamim, rogai por nós!

Quaresma


quinta-feira, 30 de março de 2017

Escola de Comunicação abre inscrições para Curso sobre Redes Sociais

Participantes do Curso de Assessoria de Comunicação nas paróquias, promovido pela ECAN, no último dia 4 de março (Foto: Cacilda Medeiros)
                                                       (Foto: Cacilda Medeiros)     

A Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN) oferece Curso de Estratégias de comunicação e produção de conteúdo para redes sociais. A atividade acontece dia 8 de abril, das 8 às 17 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal. O curso será ministrado por João Saraiva, da equipe da Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande (PB). Durante o Curso, serão abordados vários temas como mídias sociais X redes sociais; criação e customização de mídias; planejamento e criação de conteúdos e ferramentas práticas de gerenciamento.                                                                                                                                                                                  

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sala do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, situada no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral). A taxa de inscrição é de 30 reais. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br
Fonte:(ECAN) arquidiocesedenatal.org.br

Santo do Dia - São João Clímaco, viveu um verdadeiro combate espiritual

São João ClímacoCorrespondeu ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios e intercessões

Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.
Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.
Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.
São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.
Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.
São João Clímaco, rogai por nós!

Quaresma


Liturgia Diária - 4ª Semana da Quaresma - Quinta-feira 30/03/2017



Primeira Leitura (Êx 32,7-14)

Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”
9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo
Responsório (Sl 105)

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.
— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.
— Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

Evangelho (Jo 5,31-47)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Homilia:

quarta-feira, 29 de março de 2017

Amanhã 30 de Março Aniversario Dom Jaime

Amanhã 30 de março de 2017, às 8:00hs na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal, Celebração em Ação de Graças do Aniversario 70 Anos de vida do nosso Bispo DOM JAIME VIEIRA ROCHA.

Parabéns Dom Jaime Vieira Rocha

Na manhã desta quarta feira 30 de março de 2017, foi celebrada na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal, missa em ação de graça pelos 70 anos natalício do nosso bispo Dom Jaime Vieira Rocha,  Roguemos a Deus para que sempre o abençoe e proteja, lhe de muita força e sabedoria para nos conduzir ao Reino de Deus. Dom Jaime, hoje nossas orações são de agradecimento a Deus, por fazer parte de nossas vidas, e que possamos ainda celebrarmos muitos aniversários!! são os votos da  Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo.
                                     
(Fotos: Cacilda Medeiros)









Posse canônica de Dom Edilson acontece dia primeiro

Dom Edilson Nobre (Foto: Brunno Antunes)

                                        Dom Edilson Nobre
                                            (Foto Brunno Antunes)

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, alguns padres e um grupo de familiares e amigos de Dom Edilson Soares Nobre, vão a Oeiras, no Piauí, neste final de semana. Eles vão participar da posse canônica de Dom Edilson, que acontece neste sábado, primeiro de abril, às 17 horas, na Catedral de Oeiras.
Dom Edilson foi nomeado bispo da Diocese de Oeiras, pelo Papa Francisco, dia 11 de janeiro. No último dia 20 de março, na Catedral Metropolitana, aconteceu a celebração de ordenação episcopal. Ele será o sétimo bispo da Diocese de Oeiras.

Quaresma


Santo do Dia - 29-03 São Constantino, anunciava o nome de Jesus na Inglaterra

Era pagão, converteu-se ao Cristianismo e assumiu seriamente o chamado à santidade

São ConstantinoRei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar às guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo – ‘caiu do cavalo’. Era pagão, converteu-se ao Cristianismo e assumiu seriamente o chamado à santidade.
Entrou para um mosteiro irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o ‘homem velho’.
Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração ante o Evangelho.

São Constantino, rogai por nós!

Via Sacra realizada pela comunidade São José leva fé às ruas do parque das árvores

Aconteceu nesta noite de terça feira 28 de Março de 2017 na Comunidade São José, Parque das Árvores, Parnamirim/RN, Via Sacra da Comunidade São José, onde os organizadores junto com o Diácono Cordeiro levaram a comunidade o anúncio do imenso amor de Deus por cada um de nós”,
Compareceram ao ato, famílias, jovens e crianças.
 Em cada parada, oração, reflexão e silêncio. Tudo feito como preparação à Semana Santa, período mais importante do calendário cristão.  

Fotos: Pascom Nossa Senhora do Carmo