terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Papa: jamais julgar os outros

Antoine Mekary | ALETEIA
 

"Recordar que com a medida com a qual julgo serei julgado"

 

Não julgueis e não sereis julgados. Na homilia da Missa celebrada na segunda-feira (26/02) na Casa Santa Marta, o Papa Francisco repete com força este convite de Jesus no Evangelho do dia (Lc 6,36-38).
Ninguém, de fato, poderá fugir do juízo universal: todos seremos julgados. Nesta ótica, a Igreja faz refletir justamente sobre a atitude que temos com o próximo e com Deus.
Em relação ao próximo, nos convida a não julgar, mas a perdoar. “Cada um de nós pode pensar: ‘Mas nunca julgo, eu não faço o juiz”, notou Francisco que convidou, ao invés, a examinar as nossas atitudes: “quantas vezes o argumento das nossas conversas é julgar os outros!”, dizendo “isto não está correto”. “Mas quem o nomeou juiz”, advertiu o Papa: “julgar os outros é algo feio – afirmou – porque o único juiz é o Senhor” que conhece a tendência do homem a julgar os outros:
Nas reuniões que nós temos, um almoço, o que quer que seja, pensemos em duas horas de duração: dessas duas horas, quanto minutos foram usados para julgar os outros? Este é o ‘não’. E qual é o ‘sim’? Sejam misericordiosos. Sejam misericordiosos como o Pai é misericordioso. E mais: sejam generosos. Dai e vos será dado. O que me será dado? Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. A abundância da generosidade do Senhor, quando nós seremos plenos da abundância da nossa misericórdia em não julgar.
O convite, portanto, é ser misericordiosos com os outros porque do mesmo modo o Senhor será misericordioso conosco. A segunda parte da mensagem da Igreja, hoje, é o convite a ter uma atitude de humildade com Deus, reconhecendo-se pecadores.
E nós sabemos que a justiça de Deus é misericordia. Mas è preciso dizê-lo: “A Ti convém a justiça; a nós, a vergonha”. E quando se encontra a justiça de Deus com a nossa vergonha, ali está o perdão. Eu creio que pequei contra o Senhor? Eu acredito que o Senhor é justo? Eu acredito que é misericordioso? Eu me vergonho diante de Deus, de ser pecador? Tão simples: a Ti a justiça, a mim a vergonha. E pedir a graça da vergonha.
Por fim, o Papa recordou que na sua língua materna, das pessoas que fazem mal aos outros se diz “sem vergonha”, e reiterou o convite a pedir a graça “de que jamais nos falte a vergonha diante de Deus”.
É uma grande graça, a vergonha. Assim recordamos: a atitude em relação ao próximo, recordar que com a medida com a qual julgo serei julgado. E se digo algo sobre o outro, que seja generosamente, com muita misericórdia. A atitude diante de Deus, este diálogo essencial: “A Ti a justiça, a mim a vergonha”.

(Rádio Vaticano)
 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Papa desafia os jovens: “Não retoquem suas fotos! Chega de identidades falsas!”



                             
                                               Antoine Mekary | ALETEIA | I.MEDIA
 

E mais desafios: "Saiam do seu quarto escuro para encontrar os outros!"

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontece todos os anos, mas o seu “cenário” se alterna entre os encontros nas dioceses e os grandes encontros internacionais. Exemplos deste último caso são a JMJ do Rio em 2013, a de Cracóvia em 2016 e a do Panamá agendada para janeiro de 2019. Por sua vez, anos como 2017 e 2018 celebram a JMJ no âmbito diocesano, sem que por isso o evento deixe de ser mundial, já que as dioceses de todo o planeta a celebram conjuntamente, “em um só espírito”.
Na sua mensagem para a JMJ de 2018, o Papa Francisco pediu que os jovens sonhem, façam um bom discernimento e dialoguem com os outros, para não se apagarem na escuridão de uma “sala fechada, na qual a única janela para o mundo é o computador ou o smartphone“.
O bispo de Roma usa na mensagem as palavras do Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus enviado “a Maria, uma simples jovem de uma pequena cidade da Galileia. O anjo, que lê nas profundezas de seu coração, lhe diz: ‘Não temas’! Deus também lê os nossos corações. Ele conhece bem os desafios que temos”.
Abram as portas da sua vida“, convidou o Papa, exortando os jovens (de todas as idades) a dedicarem tempo e espaço a “pessoas concretas, relacionamentos profundos com aqueles que podem compartilhar experiências autênticas e reais em suas vidas diárias“.

Não tenham medo!

Que medos vocês têm?“, perguntou Francisco aos jovens. E observou que os jovens sofrem com o medo de “não serem amados, queridos, de não serem aceitos como são“. O Papa comenta: “Hoje, muitos jovens se sentem obrigados a ser diferentes do que realmente são para tentar se adaptar a padrões geralmente artificiais e inalcançáveis“.
Ele menciona o caso dos que fazem retoques fotográficos “contínuos” na sua imagem, escondendo-se atrás de máscaras e falsas identidades até se tornarem “pessoas fake“.
O Papa também falou da obsessão, nas redes sociais, de receber o máximo possível de aprovações. É que “a inadequação produz muitos medos e incertezas“, observou Francisco, acrescentando que outros jovens “temem não encontrar segurança emocional e permanecerem sozinhos“. Há também o medo de ser vítimas da “precariedade do trabalho” e de não conseguir “uma situação profissional satisfatória“. Em suma: “São medos que estão presentes hoje em muitos jovens, tanto crentes quanto não crentes“.

Façam um bom discernimento

O discernimento é essencial“, disse o Papa, porque “nos permite pôr em ordem a confusão dos nossos pensamentos e sentimentos, para agir de forma justa e prudente“.
Francisco propõe identificar os medos com clareza, “para não perder tempo e energia com fantasmas que não têm face nem consistência. Não tenham medo de olhar com sinceridade para os seus medos, reconhecê-los com realismo e enfrentá-los“.
E completou: “A Bíblia não nega o sentimento humano de medo e as suas muitas causas“. Abraão teve medo (ver Gn 12, 10s.), Jacó teve medo (ver Gn 31,31; 32,8), assim como Moisés (ver Ex 2,14; 17,4), Pedro (cf. cf Mt 26,69ss.) e os Apóstolos (Mck 4,38-40, Mt 26,56). O próprio Jesus, embora em nível incomparável, experimentou a humana sensação do medo e da angústia (Mt 26,37, Lc 22,44).
Mas a fé supera o medo: “Nós devemos reagir, nunca nos fecharmos! Nas Sagradas Escrituras encontramos 365 vezes a expressão ‘Não temas’, com todas as suas variações. É como se nos dissesse que, todos os dias do ano, o Senhor nos quer livres do medo“.

Conversem!

Francisco insiste na importância de falar com os outros, com “os nossos irmãos e irmãs na fé, que têm mais experiência e nos ajudam a ver melhor e a escolher entre as diferentes opções. O outro não deve ser entendido apenas como o guia espiritual, mas também como aquele que nos ajuda a abrir-nos para todas as riquezas infinitas da existência que Deus nos deu“.

Sonhem!

O Papa convida os jovens a criarem espaços nas cidades e comunidades para “crescer, sonhar, olhar para novos horizontes“, aproveitando o “encontro, a amizade, o prazer de sonhar juntos, de caminhar com os outros. Os cristãos autênticos não têm medo de se abrir aos outros, de compartilhar o seu espaço vital e transformá-lo em espaço de fraternidade“.

Tenham coragem!

O medo some quando entendemos que Deus nos chama pelo nome. O anjo, o mensageiro de Deus, chamou Maria pelo nome. Ele destacou aspectos como a identidade e a vocação. “O chamado divino, sendo pessoal e único, exige que tenhamos a coragem de nos separar da pressão homogeneizadora dos lugares comuns“.
Por isso o Papa pede aos jovens que tenham “coragem para viver a nossa fé sem escondê-la nem diminuí-la“.

Amem!

Francisco declarou que confia nos jovens e na Igreja e pediu que eles também confiem na Igreja: uma Igreja “em saída“, mariana, “que ultrapassa os seus limites e confins para espalhar a graça recebida“.
Para isso, ele evoca o exemplo de Maria: “Convido vocês a continuarem contemplando o amor de Maria: um amor atento, dinâmico e concreto. Um amor cheio de audácia e completamente projetado para o dom de si mesmo. Se nos deixarmos contagiar pelo exemplo de Maria, viveremos a caridade de forma concreta“.
E agregou: “Podemos amar também aqueles que não são muito agradáveis. É um amor que se torna serviço e dedicação, especialmente para com os mais fracos e os mais pobres, que transforma o nosso rosto e nos enche de alegria“.

Encarem o desafio!

O Papa convidou os jovens a aceitarem o desafio da JMJ, que “é para os valentes, não para os jovens que só buscam o conforto e que recuam diante das dificuldades. Você aceita o desafio?
 

Encontro Assesores do IAM

 Realizado no último sábado (24) na Escola Maristela, o encontro de Assessores do Iam, a nossa comunidade foi representada pela Coordenadora Minerva.

Fotos: Minerva
 

  
 











Programação Semanal de 26 de fevereiro à 04 de março 2018, da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo





Matriz Nossa Senhora do Carmo 


Segunda Feira: 26/02 
16:00 hs  Oração Grupo Legião de Maria
19:30 hs  Terço dos Homens Mãe Rainha
Terça Feira: 27/02
18:30 hs  Missão Rosa (Terço do Espírito Santo)
Quarta Feira: 28/02
15:00 hs   Terço da Misericórdia
19:00 hs  Grupo Oração Monte Carmelo (terço)
19:30 hs   Louvor

Quinta Feira: 01/03
16:00 hs Adoração ao Santíssimo
19:30 hs Santa Missa

Sexta Feira: 02/03 

19:30 hs Santa Missa Sagrado Coração de Jesus e Ação de Graça pelos 16 anos de vida sacerdotal do Padre Manuel Henrique de Paiva

Sábado: 03/03
06:00 hs Oficio de Nossa Senhora
08:30 hs Catequese Crianças
10:00 hs Formação Coroinhas
16:30 hs Iam (infância adolescência missionária)
19:30 hs  Santa Missa
Domingo: 04/02
09:00 hs Santa Missa 
11:00 hs Feijoada com Show de Premio e apresentação de Gabriel Ciríaco do The Voice Kids
18:00 hs Santa Missa

 COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA 

Segunda Feira: 26/02
19:30 hs Terço Mariano

Terça Feira: 27/02
19:30 hs Terço dos Homens
Quinta Feira: 01/03
19:00 hs Adoração ao Santíssimo

Sexta Feira: 02/03

19:30 hs Missa Com Oração de Cura e Libertação

Sábado: 03/03
18:00 hs Santa Missa


COMUNIDADE SÃO JOSÉ

Quarta Feira:28/02
19:30 hs Terço São José
Sábado:03/03
16:30 hs Santa Missa



 INFORMAÇÕES GERAIS:
Estão abertas as Inscrições Para iniciação Cristã de Jovens e Adultos, Os encontros começam próximo dia 12 de março, maiores informações procurar Vinicio, Ranieri, Minerva, nas missas da Matriz.
A Pastoral Familiar informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Noivos.
Datas: 11 de Março, 17 de Junho e 27 de Outubro, maiores informações tratar com Luiz pelo Watssap : 99148-6937 ou Kalica 9423-5279, Valor R$ 20,00 (Casal).
ECC (Encontro Casais Cristo) promove próximo dia 04 de março, uma deliciosa Feijoada com festival de prêmios, comprando a cartela (Bingo) por apenas R$ 15,00 dará direito a Feijoada, vendas nas Missas da Matriz e das Comunidades. Show com Flávio, Darlan e Alan (PAI DE GABRIEL CIRÍACO) . Participação de Gabriel Ciríaco do THE VOICE KIDS
A equipe de eventos de NSC informa, que já começaram as reservas da III Romaria de Nossa Senhora do Carmo, esse ano o destino será para JUAZEIRO DO NORTE/CE, de 09 à 11 de novembro de 2018, valor R$ 350,00 que poderá ser parcelado em até 09 vezes, não fiquem de fora da nossa peregrinação, maiores informações com Geraldo: 9620-0159, Hadson: 98755-6658, Clécia: 98811-2704, Diácono Cordeiro: 99988-4439

A CATEQUESE DE CRIANÇAS retornou suas atividades no último dia 17 de fevereiro. Os interessados em inscrever seus filhos devem procurar Tatiana, D. Elisabete e Auxiliadora. Todos os sábados as 8:30 h. As Crianças da comunidade Caminho do Sol terão CATEQUESE em sua capela Sagrada Família as 8:30 h.

No Último dia 24 de Fevereiro, aconteceu na arquidiocese a posse do Conselho de assuntos econômicos e administrativo no SEMURE. Foram empossados conselhos de várias paroquias, incluindo a nossa que é composto por Adriana,  Cléa Regina, Dulce, Geraldo, Hadson, Wagner, Margarete, Carlos Alberto e Clécia.

Esta chegando a festa São José, e durante esse período a comunidade esta organizando uma rifa com vários prêmios. Os interessados em comprar a rifa procurar Silva, valor apenas R$ 3,00  

Próximo Sábado dia 03 de Março O IAM retoma suas atividades. Os encontros acontecem aos sábados na matriz às 16:30h. A perseverança  que acontecia no mesmo horário da Catequese agora foi incorporada ao IAM, portanto as crianças que fizeram primeira eucaristia ano passado agora dão continuidade a caminhada cristã nesse movimento.


 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Pascom Nossa Senhora do Carmo Informa

 A Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo está nas redes sociais, por elas você fiel poderá acompanhar, horários das missas, ficar informados das reuniões das pastorais, movimentos e serviços, alimentar o espírito da palavra através do evangelho do dia, ver fotos, saber o que está acontecendo nas comunidades São José e Sagrada Família e muito mais!


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O Papa está fazendo seus Exercícios Espirituais de Quaresma

Vatican News
 

São vários dias de retiro. Oremos por ele, conforme ele sempre nos pede!

Na tarde deste domingo, 18 de fevereiro, o Papa Francisco começou os seus tradicionais Exercícios Espirituais de Quaresma, junto com vários membros da Cúria Romana. Trata-se de um retiro espiritual que se prolonga até sexta-feira, 23 de fevereiro.
Os Exercícios Espirituais se baseiam no método de Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas. Em ambiente de silêncio e recolhimento, os participantes se dedicam à oração pessoal e comunitária. Além da Santa Missa, do rosário e de outros atos litúrgicos tradicionais, os dias de retiro são caracterizados por uma sequência de meditações dirigidas por um pregador convidado.
Este ano, o pregador é o Pe. José Tolentino de Mendonça, um sacerdote português, e o tema geral preparado por ele é “O elogio da sede”, que será desenvolvido em meditações como “A ciência da sede”, “Percebi que estava sedento”, “Esta sede de nada”, “A sede de Jesus”, “As lágrimas contam uma sede”, “Beber da própria sede”, “As formas dos desejos”, “Ouvir a sede das periferias” e “A bem-aventurança da sede”. O primeiro dia de retiro foi aberto pela meditação introdutória “Aprendizes do espanto”.
Os demais dias começam com a celebração da Santa Missa às 7h30, seguida por uma meditação às 9h30. Às 16h começa a segunda meditação, seguida pela adoração eucarística e pela oração das Vésperas. No dia de encerramento, 23 de fevereiro, apenas uma meditação está programada.
O retiro acontece na Casa do Divino Mestre, na cidade italiana de Ariccia. Durante esses dias, ficam suspensas no Vaticano as audiências privadas e especiais com o Papa, inclusive a audiência geral das quartas-feiras.
 

A poderosa devoção dos primeiros sábados


© Antoine Mekary | ALETEIA
 

"A quem abraçar esta devoção, eu prometo a salvação" (Nossa Senhora de Fátima, 13/06/1917)

Por que 5 sábados?
Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu: “Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria”.
1. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2. Contra a sua virgindade;
3. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-la como Mãe dos homens;
4. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”. (Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973).
Estas blasfêmias dos modernistas, maçônicos, hereges, cismáticos, ateus e ímpios.
Aqueles que, obstinadamente e com pleno conhecimento, negam abertamente as prerrogativas da Santíssima Virgem Maria, cometem as blasfêmias mais odiosas respeitante a Ela, por isso a:
Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados
A salvação das almas, de todas as almas – “principalmente as que mais precisarem” –, arrebatando-as a todas do fogo do inferno que as ameaça é, portanto, em última análise, a intenção principal da prática dos Primeiros Sábados do mês. Foi essa mesma intenção que Nossa Senhora já tinha indicado no dia 19 de Agosto de 1917, quando recomendou aos pastorinhos a urgência de rezarem e fazerem sacrifícios: “Rezai, rezai muito; e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.
Na Aparição do dia 13 de julho anunciou Nossa Senhora em Fátima: “Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados”.
Esta última devoção veio pedi-la aparecendo à Irmã Lúcia a 10-12-1925, em Pontevedra, Espanha. Disse então: “Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”.
Nª Senhora mostrou o seu Coração rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos atos de desagravo para Lhos tirar, com a devoção reparadora dos cinco Primeiros Sábados. Em recompensa, promete-nos “todas as graças necessárias para a salvação”.
Jesus, nos dois anos seguintes, 15 de Fevereiro de 1926 e 17 de Dezembro de 1927, insiste para que se propague esta devoção. Lúcia escreveu: “Da prática da devoção dos Primeiros Sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo”.
CONDIÇÕES
As condições para ganhar o privilégio dos Primeiros Sábados são quatro:
1. Confissão. Para cada Primeiro Sábado é necessária uma confissão com intenção reparadora. Pode fazer-se em qualquer dia, antes ou depois do Primeiro Sábado, contanto que se receba a Comunhão em estado de graça.
A vidente perguntou: – “Meu Jesus, as (pessoas) que se esquecerem de formar essa intenção (reparadora)? Jesus respondeu – Podem formá-la na confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessar”.
As outras três condições devem cumprir-se no próprio Primeiro Sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que se possam fazer no domingo a seguir.
2. A Comunhão Reparadora.
3. O Terço.
4. A meditação, durante 15 minutos, de um só mistério, de vários ou de todos. Também vale uma meditação ou explicação de 3 minutos antes de cada um dos 5 mistérios do terço que se está a rezar.
Em todas estas quatro práticas deve-se ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.
A devoção dos 5 Primeiros Sábados foi aprovada pelo Bispo de Leiria a 13-9-1939, em Fátima.
ATO DE CONSAGRAÇÃO E DESAGRAVO
Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam as finezas do vosso amor, pedistes que vos consolássemos e desagravássemos.
Ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e Imaculado Coração que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados.
De modo especial vos queremos desagravar das injúrias sacrilegamente proferidas contra a vossa Conceição Imaculada e Santa Virgindade. Muitos, Senhora, negam que sejais Mãe de Deus e nem vos querem aceitar como terna Mãe dos homens. Outros, não vos podendo ultrajar diretamente, descarregam nas vossas sagradas imagens a sua cólera satânica. Nem faltam também aqueles que procuram infundir nos corações das crianças inocentes, indiferença, desprezo e até ódio contra Vós.
Virgem Santíssima, aqui prostrados aos vossos pés, nós vos mostramos a pena que sentimos por todas estas ofensas e prometemos reparar, com os nossos sacrifícios, comunhões e orações, tantas ofensas destes vossos filhos ingratos.
Reconhecendo que também nós nem sempre correspondemos às vossas predileções, nem vos honramos e amamos como Mãe, suplicamos para os nossos pecados misericordioso perdão.
Para todos quantos são vossos filhos e particularmente para nós, que nos consagramos inteiramente ao vosso Coração Imaculado, seja-nos ele o refúgio durante a vida e o caminho que nos conduza até Deus. Assim seja.
* * *
O Papa São Pio X aprovou oficialmente a devoção dos primeiros sábados do mês:
“Todos os fiéis que, no primeiro sábado ou no primeiro domingo de doze meses seguidos, dedicarem algum tempo à oração vocal ou mental em honra da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, ganham, em cada um desses dias, uma indulgência plenária. As condições são: confissão, comunhão e oração pelas intenções do Soberano Pontífice”.
” Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz … virei pedir … a comunhão reparadora nos primeiros sábados dos mês.”
(Nossa Senhora à Irmã Lúcia, 13 de julho, 1917)

(via Escravas de Maria)
 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O verdadeiro jejum, segundo o Papa

Kite_rn - Shutterstock
 

“Não jejuem mais como fazem hoje, de modo que se ouça o barulho”,

Jejuar com coerência e não para aparecer. Na homilia da Missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco advertiu quanto ao jejum incoerente, exortando a nos questionar sobre como nos comportamos com os outros.
Na primeira leitura, extraída do livro do Profeta Isaías (Is 58,1-9a), fala-se do jejum que o Senhor quer: “quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim romper todo tipo de sujeição”.
O jejum é uma dos deveres da Quaresma, recordou o Papa. “Se não puder fazer um jejum total, que faz sentir fome até os ossos, “faça um jejum humilde, mas verdadeiro”, pediu o Papa.
É Isaías que evidencia as inúmeras incoerências na prática da virtude: cuidar dos próprios interesses, o dinheiro, enquanto o jejum é “um pouco despojar-se”; fazer penitência em paz : “não pode, de um lado, falar com Deus e, de outro, falar com o diabo”, porque é incoerente, advertiu o Francisco.
“Não jejuem mais como fazem hoje, de modo que se ouça o barulho”, ou seja, nós jejuamos, nós somos católicos, somos praticantes; eu pertenço àquela associação, nós jejuamos sempre, fazemos penitência. Mas, vocês jejuam com coerência ou fazem a penitência incoerentemente como diz o Senhor, com barulho, para que todos vejam e digam: “Mas que pessoa justa, que homem justo, que mulher justa…” Este é um disfarce; é maquiar a virtude”.
É preciso disfarçar, mas seriamente, com o sorriso, isto é, não mostrar que está fazendo penitência. “Procura a fome para ajudar os outros, mas sempre com o sorriso”, exortou o Santo Padre.
O jejum consiste também em humilhar-se e isso se realiza pensando nos próprios pecados e pedindo perdão ao Senhor.  “Mas, se este pecado que eu cometi fosse descoberto, fosse publicado nos jornais, que vergonha!” –  “Pois bem, envergonha-te!”, disse o Papa, convidando também a quebrar as cadeias injustas.
“Eu penso a tantas domésticas que ganham o pão com o seu trabalho: humilhadas, desprezadas… Nunca pude esquecer uma vez que fui a casa de um amigo quando criança. Vi a mãe dar um tapa na doméstica.  81 anos… Não esqueci aquilo. “Sim, não Pai, eu nunca dou um tapa” – “Mas como os trata? Como pessoas ou como escravos? Pagas a eles o justo? Dás a eles as férias, é uma pessoa ou um animal que te ajuda em casa?”.  Pensem somente nisto. Nas nossas casas, nas nossas instituições, existe isto. Como eu me comporto com a doméstica que tenho em casa, com as domésticas que estão em casa?”
Então, um outro exemplo nascido de sua experiência pessoal. Falando com um senhor muito culto que explorava as domésticas, o Papa o fez entender que se tratava de um pecado grave, porque são “como nós, imagem de Deus”, enquanto ele sustentava que eram “pessoas inferiores”.
O jejum que o Senhor quer – como recorda ainda a Primeira leitura – consiste em “partilhar o pão com o faminto, no acolher em casa os miseráveis, sem-teto, em vestir os nus, sem negligenciar o teu sangue”.
“Hoje – observa Francisco – se discute se damos o teto ou não àqueles que vem pedi-lo”.
E, ao concluir, exorta a fazer penitência, a “sentir um pouco a fome”, a “rezar mais” durante a Quaresma e a perguntar-se como se comporta com os outros:
“O meu jejum chega a ajudar os outros? Se não chega, é fingido, é incoerente e te leva pelo caminho da vida dupla. Faço de conta ser cristão, justo…. como os fariseus, como os saduceus. Mas, por dentro, não o sou. Peça humildemente a graça da coerência. A coerência. Se eu não posso fazer algo, não a faço. Mas não fazê-la incoerentemente. Fazer somente aquilo que eu posso fazer, mas com coerência cristã. Que o Senhor nos dê esta graça”.
(Rádio Vaticano)
 

Papa: “quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”

Antoine Mekary | ALETEIA | I.Media
 
Sob muita chuva, mas com a Praça São Pedro repleta de fiéis, turistas e romanos, o Papa Francisco rezou a oração do Angelus este domingo (18/02) e a precedeu com algumas palavras de reflexão sobre a Quaresma.
Inspirado no Evangelho de Marcos, Francisco propôs os três temas mencionados na leitura do dia: tentação, conversão e Boa Nova.
Assim como Jesus se preparou 40 dias no deserto, posto à prova por Satanás, para vencer as tentações nós devemos fazer o nosso ‘treinamento’ espiritual, disse o Papa.
“Somos chamados a enfrentar o mal mediante a oração para sermos capazes, com a ajuda de Deus, de derrotá-lo em nosso dia a dia. Infelizmente, o mal está à obra em nossa existência e ao nosso redor, aonde existem violências, negação do próximo, fechamentos, guerras e injustiças”.
Boa Nova exige do homem conversão e fé
“Em nossa vida, precisamos sempre de conversão; não somos suficientemente orientados a Deus e devemos continuamente dirigir nossa mente e nosso coração a Ele. Para isto, é preciso ter a coragem de rechaçar tudo o que nos conduz fora do caminho, os falsos valores que atraem o nosso egoísmo”.
Frisando que “a Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”, o Papa lembrou que é um compromisso alegre e sério para nos despojarmos de nosso egoísmo e de velhos ranços, e renovarmo-nos na graça do Batismo.
“ Somente Deus pode nos dar a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a em outros lugares, em riquezas, prazeres, poderes, carreira. ”
“O reino de Deus é a realização de todas as nossas aspirações mais profundas e autênticas porque é, ao mesmo tempo, salvação do homem e glória de Deus”.
O apelo de Jesus à conversão.
“Que Maria Santíssima nos ajude a viver esta Quaresma com fidelidade à Palavra de Deus e com oração incessante, como fez Jesus no deserto. Não é impossível! Trata-se de viver os dias desejando intensamente acolher o amor que vem de Deus e que quer transformar nossa vida e o mundo inteiro!”.

(Rádio Vaticano)
 

Programação Semanal de 19/02 à 25/02 da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo

Matriz Nossa Senhora do Carmo 


Segunda Feira: 19/02 
16:00 hs  Oração Grupo Legião de Maria
19:30 hs  Terço dos Homens Mãe Rainha
Terça Feira: 20/02
18:30 hs  Missão Rosa (Terço do Espírito Santo)
Quarta Feira: 21/02
15:00 hs   Terço da Misericórdia
19:00 hs  Grupo Oração Monte Carmelo (terço)
19:30 hs   Louvor

Quinta Feira: 22/02
16:00 hs Adoração ao Santíssimo
19:30 hs Santa Missa
Sábado: 24/02
06:00 hs Oficio de Nossa Senhora
08:30 hs Catequese Crianças
19:30 hs  Santa Missa
Domingo: 25/02
09:00 hs Santa Missa 
18:00 hs Santa Missa

 COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA 

Segunda Feira: 19/02
19:30 hs Terço Mariano

Terça Feira: 20/02
19:30 hs Terço dos Homens
Quinta Feira: 22/02
19:00 hs Adoração ao Santíssimo

Sexta Feira: 23/02

19:30 hs Missa Com Oração de Cura e Libertação

Sábado: 24/02
18:00 hs Santa Missa


COMUNIDADE SÃO JOSÉ

Quarta Feira:22/02
19:30 hs Terço São José
Sábado: 24/02
16:30 hs Santa Missa



 INFORMAÇÕES GERAIS:
Estão abertas as Inscrições Para Crisma de Jovens e Adultos, maiores informações procurar Vinicio, Ranieri, Edson, nas missas da Matriz.
A Pastoral Familiar informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Noivos.
Datas: 11 de Março, 17 de Junho e 27 de Outubro, maiores informações tratar com Luiz pelo Watssap : 99148-6937 ou Kalica 9423-5279, Valor R$ 20,00 (Casal).
Próximo dia 09 de março será implantado na Matriz Nossa Senhora do Carmo o TERÇO DA JUVENTUDE, na ocasião o TERÇO DA JUVENTUDE da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Neopolis estará presente na Implantação com toda sua Equipe, todos das comunidades estão convidados para abrilhantar a noite do Santo Rosário.

ECC (Encontro Casais Cristo) estão organizando para o dia 04 de março, uma deliciosa Feijoada com festival de prêmios, comprando a cartela (Bingo) por apenas R$ 15,00 dará direito a Feijoada, vendas nas Missas da Matriz e das Comunidades.
A equipe de eventos de NSC informa, que já começaram as reservas da III Romaria de Nossa Senhora do Carmo, esse ano o destino será para JUAZEIRO DO NORTE/CE, de 09 à 11 de novembro de 2018, valor R$ 350,00 que poderá ser parcelado em até 09 vezes, não fiquem de fora da nossa peregrinação, maiores informações com Geraldo: 9620-0159, Hadson: 98755-6658, Clécia: 98811-2704, Diácono Cordeiro: 99988-4439


 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Em que momento da Missa devo fazer meus pedidos mais importantes a Deus? O Papa ensina

 
Antoine Mekary | ALETEIA | I.Media
 

“Tudo é possível para o que crê”, lembrou o Papa

O Papa Francisco ensinou que o silêncio depois da Oração Universal da Santa Missa é o momento ideal para os fiéis fazerem seus pedidos “fortes” a Deus.
A afirmação foi feita durante a audiência geral de 14 de fevereiro de 2018 na Praça São Pedro.
“Nós não acreditamos”, argumentou o Papa ao se referir ao poder da oração na Missa. E acrescentou: “temos pouca fé. Mas, se tivéssemos uma fé, como disse Jesus, do tamanho de um grão de mostarda, receberíamos tudo”.
O pontífice continuou o ciclo de catequeses sobre a Santa Missa e focou sua reflexão na Liturgia da Palavra: o Credo e a Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis.

Peçam o que necessitam e lhes será concedido

Francisco convidou os fiéis a pedirem a Deus com fé tudo o que o Espírito de cada um disser depois da leitura da Palavra. “Recordemos o que disse o Senhor Jesus: ‘Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.’” (João, 15).
O Papa lembrou que é durante a Oração Universal, depois do Credo, que os fiéis “devem pedir as coisas mais difíceis, as coisas das quais precisamos.”
Depois, o Santo Padre convidou os presentes a rezarem assim, com fé: “Senhor, eu creio, mas ajuda a minha pouca fé”.

Silêncio para ouvir o Espírito

O Bispo de Roma reiterou a necessidade de guardar silêncio na Missa depois da proclamação das leituras bíblicas e da homilia, para que “tudo o que foi ouvido possa ser sedimentado em nosso coração e que se concretizem os propósitos de adesão ao que o Espírito sugere a cada um”.

Direito à Palavra de Deus

O Papa explicou que “a fé de todo batizado se insere na fé recebida dos apóstolos e a sua união com Cristo é atualizada na celebração da Eucaristia.”
Por isso, “cada um de nós tem o direito de receber a Palavra de Deus bem dita, bem lida e, depois, bem explicada durante a homilia: é um direito!”, finalizou Francisco.


Fonte: aleteia.org
 
 
 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Fiéis participam da missa de quarta-feira de cinzas na Igreja Nossa Senhora do Carmo


Centenas de católicos participaram da missa especial de quarta-feira de cinzas realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo, Parque das Nações, Parnamirim/RN. A celebração aconteceu as 19:30 hs e foi celebrada pelo padre Manuel Henrique de Paiva. A missa de cinzas abre oficialmente o período da Quaresma, preparação para a morte e ressurreição de Cristo.
 


Durante a missa, muitos cânticos e orações. O momento solene e o mais esperado foi a bênção das cinzas, quando os fiéis se dirigiram ao altar para receber o sinal da cruz feito com as cinzas dos ramos. Esse é um momento de reflexão e que simboliza a fragilidade da vida. 





sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Um testemunho comovente sobre a Eucaristia

 

Uma das histórias mais incríveis e emocionantes de amor a Jesus Eucarístico: com apenas 11 anos de idade, ela consolou do coração de Deus

Alguns meses antes de sua morte, o Bispo Fulton J. Sheen foi entrevistado pela rede nacional de televisão: “Bispo Sheen, milhares de pessoas em todo o mundo inspiram-se em você. Em quem você se inspirou? Foi por acaso em algum Papa?”.
O Bispo Sheen respondeu que sua maior inspiração não foi um Papa, um Cardeal, ou outro Bispo, sequer um sacerdote ou freira. Foi uma menina chinesa de onze anos de idade.
Explicou que quando os comunistas apoderaram-se da China, prenderam um sacerdote em sua própria reitoria, próximo à Igreja. O sacerdote observou assustado, de sua janela, como os comunistas invadiram o templo e dirigiram-se ao santuário. Cheios de ódio profanaram o tabernáculo, pegaram o cálice e, atirando-o ao chão, espalharam-se as hóstias consagradas.
Eram tempos de perseguição e o sacerdote sabia exatamente quantas hóstias havia no cálice: trinta e duas.
Quando os comunistas retiraram-se, talvez não tivessem percebido, ou não prestaram atenção, a uma menininha, que rezando na parte detrás da igreja, viu tudo o que ocorreu. À noite, a pequena regressou e, escapando da guarda posta na reitoria, entrou no templo. Ali, fez uma hora santa de oração, um ato de amor para reparar o ato de ódio. Depois de sua hora santa, entrou no santuário, ajoelhou-se, e inclinando-se para frente, com sua língua recebeu Jesus na Sagrada Comunhão. (Naquele tempo não era permitido aos leigos tocar a Eucaristia com suas mãos).
A pequena continuou regressando a cada noite, fazendo sua hora santa e recebendo Jesus Eucarístico na língua. Na trigésima noite, depois de haver consumido a última hóstia, acidentalmente fez um barulho que despertou o guarda. Este correu atrás dela, agarrou-a, e golpeou-a até mata-la com a parte posterior de sua arma.
Este ato de martírio heroico foi presenciado pelo sacerdote enquanto, profundamente abatido, olhava da janela de seu quarto convertido em cela.
Quando o Bispo Sheen escutou o relato, inspirou-se de tal maneira que prometeu a Deus que faria uma hora santa de oração diante de Jesus Sacramentado todos os dias, pelo resto de sua vida. Se aquela pequena pôde dar testemunho com sua vida da real e bela Presença do seu Salvador no Santíssimo Sacramento então, o bispo via-se obrigado ao mesmo. Seu único desejo desde então seria atrair o mundo ao Coração ardente de Jesus no Santíssimo Sacramento.
A pequena ensinou ao Bispo o verdadeiro valor e zelo que se deve ter pela Eucaristia; como a fé pode sobrepor-se a todo medo e como o verdadeiro amor a Jesus na Eucaristia deve transcender a própria vida.
Uma sugestão…

ORAÇÃO PARA ANTES DA COMUNHÃO – ( São Tomás de Aquino)
Ó DEUS eterno e todo poderoso, eis que me aproximo do Sacramento de Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade, pobre e indigente, ao Senhor do Céu e da terra.
Imploro pois a abundância de Vossa imensa liberalidade para que Vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza, e vestir minha nudez.
Que eu receba o Pão dos Anjos, o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores, com o respeito e a humildade, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convém à salvação de minha alma.
Dai-me receber não só o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também Seu efeito e sua força.
Ó Deus de mansidão, dai-me acolher com tais disposições o corpo que Vosso Filho único, Nosso Senhor JESUS CRISTO, recebeu da Virgem Maria, que eu seja incorporado a Seu corpo místico e contado entre seus membros.
Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o Vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face. Ele que Convosco vive e reina na unidade do ESPIRITO SANTO. Amém.

ORAÇÃO PARA DEPOIS DA COMUNHÃO – (São Tomás de Aquino)
Eu Vos dou graças, ó Senhor Pai Santo, DEUS eterno e todo poderoso, porque sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de Vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me a mim pecador, Vosso indigno servo, com o sagrado Corpo e precioso Sangue de Vosso Filho Nosso Senhor JESUS CRISTO.
E peço que esta santa comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão.
Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios.
Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência, a humildade e a obediência e todas as virtudes.
Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis.
Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a Vós, DEUS uno e verdadeiro, feliz consumação de meu destino.
E peço que Vos digneis conduzir-me, a mim pecador, a aquele inefável convívio em que Vós com o Vosso FILHO e o ESPÍRITO SANTO, Sois para os Vossos Santos a luz verdadeira, a plena saciedade e a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita.
Por CRISTO Nosso Senhor. Amém.


Coisas que você não deve fazer na Missa e talvez não saiba

 
Diocesi cattolica di Saginaw (Stati Uniti) - CC BY-ND 2.0

Pequenos detalhes que fazem a diferença e unem a Igreja

  1. Não chegar atrasado. Lembre-se de que Deus está esperando você para enchê-lo com o seu amor, dar o seu perdão e um abraço, falar ao seu ouvido, e dizer o que o você precisa ouvir. Ele separou um lugar na mesa para você. Não o deixe esperando;
  2. Não usar roupas provocantes. Não use vestuário que possa chamar a atenção ou provocar (decote, minissaia e shorts);
  3. Não entre na igreja sem saudar o Senhor. Ao chegar, faça o sinal da cruz. Ele está lá, feliz por ver você. Agradeça-o, pois ele o convidou;
  4. Não tenha preguiça de fazer a reverência ou a genuflexão. Se você passar em frente ao altar, que representa Cristo, faça a reverência. Se passar pelo Sacrário, onde está Cristo, faça a genuflexão (tocar o chão com o joelho);
  5. Não masque chiclete nem coma ou beba. Só é permitida água e em caso de necessidade e por questão de saúde;
  6. Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção;
  7. A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo. Se você vir um só leitor ou leitora, ofereça-se para ler, pois as Leituras e o Salmo devem ser proclamados por leitores diferentes (dois no meio da semana e três aos domingos ou dias festivos, quando há a Segunda Leitura);
  8. Não adicione frases quando for fazer as Leituras e o Salmo. Não leia as letrinhas vermelhas nem diga: “Primeira Leitura” ou “Salmo Responsorial”;
  9. Nunca recite o Aleluia antecipadamente. Não se adiante para dizer “Aleluia, Aleluia”. Espere alguns segundos, pois, certamente, alguém o cantará. Se nem o padre nem ninguém cantar, omita-o, mas nunca o recite;
  10. Não faça o sinal da cruz na proclamação do Evangelho. Você só deve fazer três cruzes pequenas: uma na fronte, outra nos lábios e a última no peito;
  11. Não responda no plural quando Credo é feito em forma de perguntas. Quem preside a Missa pode perguntar: “Creem em Deus Pai Todo Poderoso?” Neste caso, não responda “sim, cremos”, pois a fé é pessoal. Responda: “sim, creio”.
  12. Não recolha a oferta durante a Oração Universal. A oferta deve ser recolhida durante a apresentação dos dons, quando todos estão sentados e o padre agradece a Deus pelo pão e o vinho e purifica as mãos;
  13. Não se levante durante a apresentação dos dons. Às vezes, alguém se levanta e, por impulso, outros também ficam de pé. Talvez, ao ver o padre levantar o cálice e a hóstia, as pessoas pensam que já é a Consagração. Mas não é;
  14. Não se ajoelhe logo depois do “Santo”. É preciso esperar que o padre peça que o Espírito Santo transforme o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. É neste momento que se deve ajoelhar-se (se houver sino, ajoelhe-se quando ele soar);
  15. Não ficar sentado durante a Consagração. Se você não consegue se ajoelhar, fique de pé, mas nunca se sente, a menos que seja por alguma doença. É falta de respeito com Cristo, que se faz presente no altar;
  16. Não dizer nada em voz alta durante a Consagração. Tem gente que, durante a Consagração, diz em voz alta: “Meu Senhor, Meu Deus”. Mas isso distrai quem está fazendo uma oração pessoal em silêncio;
  17. Não diga em voz alta: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo…”. Só quem deve dizer isso é quem preside a Missa;
  18. Não saia do seu lugar para ir dar a Paz. Você só deve cumprimentar quem está perto de você, não outras pessoas, em outros bancos. Tampouco deve aproveitar para ir felicitar alguém ou dar pêsames;
  19. Se você não estiver preparado, não comungue. Você deve ter guardado o jejum eucarístico (não ter comido nem bebido nada uma hora antes de comungar) e não ter pecado grave;
  20. Não fazer somente uma fila de Comunhão (a do padre). Jesus está presente na Hóstia Consagrada, não importa se é a hóstia segurada pelo padre ou por um Ministro Extraordinário da Eucaristia, que é uma pessoa preparada e autorizada pela Igreja para distribuir a Comunhão na Missa e levá-la aos idosos e enfermos;
  21. Depois de comungar, não converse com os outros. Volte ao seu lugar e fale com o Senhor. Se você não comungou, faça uma comunhão espiritual e converse com Ele;
  22. Quando terminar a distribuição da Comunhão, não continuar cantando. O canto da Comunhão deve terminar quando a última pessoa receber a hóstia, para que haja um silêncio sagrado, em que cada pessoa entra em diálogo com Deus;
  23. Desligue o celular. Não fique mandando mensagens ou falando ao celular durante a Missa, pois isso distrai você e os outros. Dedique sua atenção ao Senhor, que está dedicando a atenção Dele a você;
  24. Não perca as crianças de vista. Ensine-as a aproveitar a casa do Pai e a se comportar na Missa;
  25. Não saia antes que a Missa termine. Não perca a bênção fina, através da qual o padre o envia ao mundo para dar testemunho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Saia da Igreja com um propósito novo, que tenha sido inspirado no Senhor, para edificar o mundo, seu Reino de amor.

Artigo originalmente publicado por Desde la fe, traduzido e adaptado ao português por Aleteia.

Quaresma 2018: fique por dentro das principais datas deste período

                                Redação da Aleteia | Fev 08, 2018
 

Programe-se para as celebrações, Missas e procissões

A preparação para a Páscoa dura 40 dias e lembra o período que Jesus passou no deserto, rezando e meditando. Deve ser encarado como um tempo de jejum e penitência.
Neste período, espera-se que os católicos participem intensamente das celebrações, que estão entre as mais importantes do calendário litúrgico. Mas, neste ano, quando caem as datas mais importantes da Quaresma?
A gente preparou um guia para não te deixar perdido. Também é você se informar dos horários de Missas, procissões e celebrações em sua paróquia e se programar para participar de todas com muita fé.

Quarta-feira de Cinzas: 14 de fevereiro

O começo da Quaresma é sempre na quarta-feira anterior ao Primeiro Domingo da Quaresma – este ano, em 14 de fevereiro. Este dia é marcado por uma celebração, em que o padre traça uma cruz com cinza na testa de cada fiel. Trata-se de uma simbologia para nos lembrar de nossa conversão, de que somos pó e ao pó voltaremos.  

Domingo de Ramos: 25 de março

No Domingo anterior à Páscoa – 25 de março, neste ano – a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Os fiéis se reúnem antes da Missa e levam um ramo verde. Depois da bênção, entram na igreja em procissão para ouvir o Evangelho da Paixão, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quinta-feira Santa: 29 de março

Na Missa da tarde, celebra-se a “Última Ceia” que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Ele tomou o pão e o vinho e deu graças, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia. Também há o ritual do “Lava-pés”, que celebra a passagem em que Cristo lavou o pé dos discípulos antes da Última Ceia.

Sexta-feira Santa: 30 de março

Jesus morre na cruz, traído por Judas e abandonado por Pedro. É arrastado e sobe ao Calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sombrio para os fiéis.

Sábado de Aleluia: 31 de março

Jesus repousa na tumba. É um dia de silêncio e reconhecimento em que se medita sobre a morte de Cristo na cruz e seu sepultamento. À noite, começa a Vigília Pascal, em que é celebrada a passagem da escuridão para a luz, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa: 1.º de abril 

 

Cristo ressuscitou! É a concretização das promessas feitas por Deus a seu povo. Assim, a festa da Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão. É um dia de alegria, celebrado com Missa solene. O clero se veste de branco ou ouro, símbolos de alegria e de luz.

Papa: o pecador pode se tornar santo; o corrupto, não

Papa: o pecador pode se tornar santo; o corrupto, não 
Na missa celebrada na Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou de Davi e Salomão e advertiu para os riscos do "enfraquecimento do coração".
 
Cidade do Vaticano - 
 

Davi é santo, mesmo que tenha sido um pecador. O grande Salomão é um corrupto e o Senhor o rejeitou. O Papa Francisco concentrou a sua homilia desta quinta-feira (08/02), na capela da Casa Santa Marta, sobre este aparente paradoxo.
A leitura proposta pela liturgia, extraída do primeiro Livro dos Reis, fala de Salomão e de Davi. “Ouvimos algo um pouco estranho”, comentou o Papa: “o coração de Salomão não permaneceu íntegro com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai”. E explica que é estranho porque de Salomão não conhecemos que tenha cometido grandes pecados, era sempre equilibrado, enquanto de Davi sabemos que teve uma vida difícil, que foi um pecador.
E mesmo assim Davi é santo e de Salomão se diz que o seu coração se “desviou do Senhor” para seguir outros deuses. Ele que havia sido louvado pelo Senhor quando pediu a prudência para governar ao invés das riquezas. Como se explica isso, se questionou o Papa. É porque Davi sabe que pecou e toda vez pede perdão, enquanto Salomão, de que todos falavam bem e que também a Rainha de Sabá quis encontrá-lo, tinha se afastado do Senhor, mas sem perceber.
E aqui está o problema do enfraquecimento do coração. Quando o coração começa a se enfraquecer, não é como uma situação de pecado: você comete um pecado e percebe imediatamente: “Eu cometi este pecado”, é claro. O enfraquecimento do coração é um caminho lento, que escorrego pouco a pouco, pouco a pouco, pouco a pouco… E Salomão, adormecido na sua glória, na sua fama, começou a percorrer este caminho.
Paradoxalmente, “é melhor a clareza de um pecado do que o enfraquecimento do coração”, afirmou Francisco, o grande Rei Salomão “acabou corrupto: tranquilamente corrupto, porque seu coração tinha se enfraquecido.”
E um homem e uma mulher com o coração fraco, ou enfraquecido, é uma mulher, um homem derrotado. Este é o processo de muitos cristãos, muitos de nós. “Não, eu não cometo pecados graves.” Mas como é o seu coração? É forte? Permanece fiel ao Senhor ou você escorrega lentamente?
O drama do enfraquecimento do coração pode acontecer a todos nós na vida. Que fazer então? E Francisco respondeu: “Vigiar. Vigiar o seu coração. Vigiar. Todos os dias, estar atento ao que acontece no seu coração” e depois concluiu:
Davi é santo. Era pecador. Um pecador pode se tornar santo. Salomão foi rejeitado porque era corrupto. Um corrupto não pode se tornar santo. E à corrupção se chega por aquele caminho do enfraquecimento do coração. Vigilância. Todos os dias vigiar o coração. Como é o meu coração, a relação com o Senhor. E saborear a beleza e a alegria da fidelidade.


Veja um trecho da homilia do Santo Padre:


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Programação Semanal de 05/02 à 11/02 da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo

Imagem relacionada 

Matriz Nossa Senhora do Carmo 


Segunda Feira:  

16:00 hs  Oração Grupo Legião de Maria
19:30 hs  Terço dos Homens Mãe Rainha 

Terça Feira:

18:30 hs  Missão Rosa (Terço do Espirito Santo)

Quarta Feira: 

19:00 hs  Grupo Oração Monte Carmelo (terço)
19:30 hs   Louvor
15:00 hs   Terço da Misericórdia

Quinta Feira:

16:00 hs Adoração ao Santíssimo
19:30 hs Santa Missa

Sábado:

06:00 hs Oficio de Nossa Senhora
19:30 hs  Santa Missa

Domingo:

09:00 hs Santa Missa 

 Obs: A missa quarta feira de cinzas será as 19:30 hs


Resultado de imagem para sagrada familia 
 COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA 

Segunda Feira:

19:30 hs Terço Mariano

Terça Feira:

19:30 hs Terço dos Homens

Resultado de imagem para são josé 

COMUNIDADE SÃO JOSÉ

Quarta Feira:

19:30 hs Terço São José