quarta-feira, 28 de março de 2018

Papa Francisco explicou hoje por que a Páscoa é mais importante que o Natal

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE
                                                                                                           Antoine Mekary | ALETEIA | I.Media

Na catequese desta quarta, ele focou no Tríduo Pascal. O cristão é transformado em alguém novo. "Cristo é o único que nos justifica e nos faz renascer".

O anúncio de que Cristo ressuscitou é o centro de nossa fé!

O Papa Francisco dedicou a catequese da Audiência Geral desta quarta-feira ao Tríduo Pascal, “para aprofundar um pouco” o que representam para nós, crentes, os dias “mais importantes do ano litúrgico”, que constituem “a memória celebrativa de um único grande mistério: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus”.
O Papa começou perguntando aos 12 mil fiéis presentes na Praça São Pedro qual é a festa mais importante da nossa fé: a Páscoa ou o Natal?
E recordou, que até aos 15 anos, ele acreditava que fosse o Natal, “mas todos erramos”. É a Páscoa “porque é a festa da nossa salvação, a festa do amor de Deus por nós, a festa, a celebração da sua morte e ressurreição”.

Tríduo Pascal

“O Tríduo – explicou o Pontífice – começa amanhã com a Missa da Ceia do Senhor e se concluirá com as vésperas do Domingo da Ressurreição. Depois vem a Oitava da Páscoa, para celebrar esta grande festa”. Esses dias constituem a memória celebrativa de um grande único mistério: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus.
Estes dias marcam as etapas fundamentais de nossa fé e da nossa vocação no mundo, e todos os cristãos são chamados a viver os três dias Santos como, por assim dizer, a “matriz” de sua vida pessoal e comunitária, como viveram os nossos irmãos judeus o êxodo do Egito.
Estes três dias, de fato –frisou o Papa – “repropõe ao povo cristão os grandes eventos da salvação operados por Cristo, e assim o projetam no horizonte de seu destino futuro e o fortalecem no seu compromisso de testemunha na história”.
O Canto da Sequência anuncia solenemente que “Cristo, nossa esperança, ressuscitou e nos precede na Galileia”. Aqui, Tríduo Pascal encontra seu ápice, disse Francisco, que explica:
“Ele contém não somente um anúncio de alegria e de esperança, mas também um apelo à responsabilidade e à missão. E não acaba com a “colomba” (ndr: espécie de pão doce italiano, típico da Páscoa), os ovos, as festas. Isto é bonito, é bonito porque é a festa de família, mas não fica nisto. Começa ali com o caminho à missão, ao anúncio: Cristo ressuscitou”.
E este anúncio, ao qual o Tríduo conduz preparando-nos para acolhê-lo, é o centro de nossa fé e da nossa esperança, é o cerne, é o anúncio, é o kerigma que continuamente evangeliza a Igreja e que esta, por sua vez, é convidada a evangelizar”.

Batismo

“O Cordeiro que foi imolado”. Assim São Paulo fala de Cristo, e com Ele “as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo”. No Tríduo Pascal “a memória deste acontecimento fundamental se faz celebração plena de reconhecimento e, ao mesmo tempo, renova nos batizados o sentido de sua nova condição”:
“E por isto, no dia de Páscoa, desde o início se batizava as pessoas. Também na noite deste sábado eu batizarei aqui, em São Pedro, oito pessoas adultas que começam a vida cristã. E começa tudo: nasceram de novo”.

Cristo, o único que nos justifica

São Paulo também nos recorda que Cristo “foi entregue à morte por causa de nossas culpas e ressuscitou para nossa justificação”:
“O único, o único que nos justifica; o único que nos faz renascer de novo é Jesus Cristo. Nenhum outro. E por isto não se deve pagar nada, porque a justificação – o fazer-se justos – é gratuita. E esta é a grandeza do amor de Jesus: dá a vida gratuitamente para nos fazer santos, para nos renovar, para nos perdoar. E isto é o cerne deste Tríduo Pascal”.
No Tríduo Pascal é renovado nos batizados o sentido de sua nova condição, como diz São Paulo: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto”:
“Olhem para o alto. Olhar, olhar o horizonte, ampliar os horizontes: esta é a nossa fé, esta é a nossa justificação, este é o estado de graça”.
“Um cristão, se verdadeiramente deixa-se lavar por Cristo, se verdadeiramente deixa-se despojar por Ele do homem velho para caminhar em uma vida nova, mesmo permanecendo pecador – porque todos o somos – não pode ser corrupto: a justificação de Jesus nos salva da corrupção – somos pecadores, mas não corruptos -, não pode viver com a morte na alma e muito menos ser causa de morte”.

Falsos cristãos

O Papa então, diz que “deve dizer uma coisa triste e dolorosa”:
“Existem cristãos fingidos, aqueles que dizem “Jesus ressuscitou”, “eu fui justificado por Jesus”, estou na vida nova, mas vivo uma vida corrupta. E estes falsos cristãos acabarão mal. O cristão – repito, é pecador – todos o somos, eu sou. O corrupto finge ser uma pessoa honrada, mas no final, no seu coração existe a podridão. Jesus nos dá uma vida nova. O cristão não pode viver com a morte na alma e nem ser causa de morte.”
“Pensemos – para não ir muito longe – pensemos em casa, pensemos nos assim chamados “cristãos mafiosos”. Mas eles, de cristão, não têm nada. Dizem-se cristãos, mas levam a morte na alma, e aos outros. Rezemos por eles, para que o Senhor toque as suas almas”.

Lavar os olhos das crianças

O Papa recorda que em muitos países, no dia de Páscoa, quando tocam os sinos, as mães, as avós, lavam os olhos das crianças com água, com a água da vida, em um sinal para que possam ver as coisas de Jesus, as coisas novas.
“Deixemo-nos nesta Páscoa – foi o convite de Francisco – nos lavar a alma, nos lavar os olhos da alma, para ver as coisas belas, e fazer coisas belas. E isto é maravilhoso! Esta é justamente a Ressurreição de Jesus após a sua morte, que foi o preço para salvar todos nós”.

Presença da Virgem Maria

O Papa convida a nos dispormos a viver bem este Tríduo Santo já iminente “para estar sempre mais profundamente inseridos no mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós” e pede que a Virgem Maria nos acompanhe neste itinerário espiritual:
Ela, “que seguiu Jesus na sua paixão, ela estava lá, olhava, sofria, esteve presente e unida a Ele aos pés da cruz, mas não se envergonhava do filho. Uma mãe nunca se envergonha do filho. Estava lá, e recebeu em seu coração de mãe a imensa alegria da ressurreição. Que ela nos obtenha a graça de estarmos interiormente envolvidos pelas celebrações dos próximos dias, para que o nosso coração e a nossa vida sejam realmente transformados por elas”.
O Santo Padre conclui, desejando a todos “os mais cordiais votos de uma feliz e santa Páscoa, juntamente com as comunidades de vocês e os seus queridos”.
E dou um conselho a vocês, disse o Santo Padre concluir: ”Na manhã de Páscoa, levem as crianças até a torneira e lavem os olhos delas. Será um sinal de como ver Jesus Ressuscitado”.

terça-feira, 27 de março de 2018

5 filmes clássicos para a Semana Santa

5 filmes semana santa

Sim, um bom filme também pode ser um excelente material para a contemplação e a oração

 

A Paixão de Cristo (2004)

                                     Extrait du film "La Passion du Christ" de Mel Gibson
 
É uma adaptação dos últimos dias de Jesus Cristo realizada por Mel Gibson. Filmado em latim e aramaico, idiomas que Jesus falou, e projetado em todo o mundo em versão original por desejo do diretor, o filme atraiu a atenção de todos pela crueza e realismo de suas imagens.
 

Jesus de Nazaré (1977)

Jesus de Nazaré Franco Zeffirelli
                                                                RAI / ITC
 Embora se trate de uma minissérie de televisão e não de um filme, o trabalho de Franco Zeffirelli é talvez o melhor relato sobre o nascimento, feitos e morte de Jesus Cristo. O Beato Paulo VI, depois de assistir essa produção, recebeu em audiência o diretor de cinema Franco Zeffirelli e agradeceu-lhe por este trabalho sobre a vida do Senhor. O Papa Francisco também recebeu o diretor na Casa Santa Marta, em audiência privada.

 

Ben Hur (1959)

Ben Hur 1959
                                                       Metro-Goldwyn-Mayer
William Wyler assinou uma épica superprodução protagonizada por Charlton Heston, Stephen Boyd e Jack Hawkins que obteve 11 prêmios Oscar. Narra a história de dois velhos amigos que se enfrentam. O rosto de Jesus Cristo não aparece no filme, mas a Sua presença marca toda a vida de Judah Ben-Hur.

 

Os Dez Mandamentos (1956)

THE TEN COMMANDEMENTS
                                                           Paramount Pictures
Charlton Heston volta a aparecer nesta épica adaptação da história de Moisés e os Dez Mandamentos, dirigida pelo lendário Cecil B. DeMille. A superprodução é de proporções bíblicas: são quase quatro horas de duração, com efeitos especiais que, avançados para a época e ainda hoje impressionantes, renderam um Oscar aos diretores. A cena da abertura do Mar Vermelho entrou para a história da sétima arte como uma das mais impressionantes do cinema.
 

Marcelino Pão e Vinho (1955)

Adaptação do célebre livro do autor espanhol José María Sánchez Silva, o filme também é uma produção espanhola aplaudida em importantes festivais de cinema e grande sucesso de bilheteria em várias partes do mundo. Um frade franciscano relata a uma menina doente a lenda de Marcelino, bebê abandonado na porta de um convento masculino. Os doze frades do convento procuram pais adotivos para ele, mas, não encontrando candidatos, acabam eles próprios criando Marcelino. O garoto cresce fazendo travessuras e levando os pobres frades à beira da loucura com a sua espontaneidade e fervilhante imaginação. Sem outras crianças da sua idade para brincar, ele se diverte inventando apelidos para os religiosos, contando histórias inacreditáveis e até criando um amigo imaginário, a quem ele chama de Manuel. Acontece que uma das histórias que Marcelino conta aos religiosos acaba desafiando a curiosidade deles, que decidem conferir pessoalmente. É quando eles constatam, com grande surpresa, o poder divino da inocência. Marcelino se transforma então no protagonista de um belíssimo e comovente milagre que envolve Jesus Crucificado – e esse milagre marcará para sempre o vilarejo do filme e a vida real de todos os espectadores.
 

#Vídeo: crianças interpretam a maior história de amor de que se tem notícia

HOLY FRIDAY, CHILDREN

A Paixão e Ressurreição de Jesus narradas de uma forma simples e emocionante

O Portal A12.com preparou um vídeo onde as crianças encenam momentos marcantes da vida de Jesus e retratam o amor Dele por cada um. Assista:

Saiba como acompanhar o Tríduo Sacro com o Papa Francisco pela internet

 
 

Vatican News, o portal de notícias do Vaticano, fará transmissões com comentários em português: confira os horários

O Vatican News, portal de notícias da Santa Sé, vai transmitir todas as celebrações presididas pelo Papa Francisco no Tríduo Sacro e no Domingo de Páscoa, com comentários em português.
Confira as celebrações e horários:

*

Quinta-Feira Santa (29 de março)

9:30 (hora de Roma): Missa do Crisma na Basílica de São Pedro
Transmissão a partir de 8:25 (hora de Lisboa) / 4:25 (hora de Brasília)
* Atenção: no horário de Brasília serão 4:25 da manhã e não da tarde.

*

Sexta-Feira Santa

17:00 (hora de Roma): Celebração da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro
Transmissão a partir de 15:55 (hora de Lisboa) / 11:55 (hora de Brasília)
21:00 (hora de Roma): Via Sacra no Coliseu
Transmissão a partir de 19:55 (hora de Lisboa) / 15:55 (hora de Brasília)

*

Sábado Santo

20:30 (hora de Roma): Vigília Pascal na Basílica de São Pedro
Transmissão a partir de 19:25 (hora de Lisboa) / 15:25 (hora de Brasília)

*

Domingo de Páscoa

10:00 (hora de Roma): Missa de Páscoa
Transmissão a partir de 8:55 (hora de Lisboa) / 4:55 (hora de Brasília)
12:00 (hora de Roma): Bênção “Urbi et Orbi”, da Praça de São Pedro
Transmissão a partir de 10:55 (hora de Lisboa) / 6:55 (hora de Brasília)
* Atenção: pelo horário de Brasília serão 4:55 e 6:55 da manhã e não da tarde.

*

E mais:

No II Domingo de Páscoa, Festa da Divina Misericórdia, o Santo Padre preside à Celebração Eucarística na Praça de São Pedro com os missionários da misericórdia, grupos e movimentos ligados a esta devoção e fiéis, às 10:30 pelo horário italiano, com transmissão a partir das 9:25 pelo horário de Lisboa e 5:25 da manhã pelo horário de Brasília.

Para acessar:

É preciso entrar no site do Vatican News. O endereço é este:

http://www.vaticannews.va/pt.html

 

segunda-feira, 26 de março de 2018

Fiéis fazem procissão para celebrar Domingo de Ramos na Matriz Nossa Senhora do Carmo

Dando início à celebração da Semana Santa, o Domingo de Ramos (25) reuniu vários fiéis na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Parque das Nações, Parnamirim/RN. Durante a procissão pela rua da comunidade, os fiéis seguiram reflexivos até a Igreja Matriz, com ramos nas mãos, os religiosos receberam a bênção do Padre Manuel Henrique.

                                     


 
 
 
 
 
 
 
 
 



ACESSEM NOSSA REDES SOCIAIS


Programação Semana Santa da Matriz Nossa Senhora do Carmo


Matriz Nossa Senhora do Carmo 


Segunda Feira: 26/03

19:30 hs Terço Mariano e Aprofundamento sobre a Semana Santa


Terça Feira: 27/03
18:30 hs Missão Rosa (Terço Espírito Santo)
19:30 hs Celebração Penitencial

Quarta Feira: 28/03
19:30 hs   Oficio das Trevas

Quinta Feira: 29/03
19:30 hs Missa da Ceia do Senhor com Lavapés. Após a missa, ocorrerá Adoração ao Santíssimo até a celebração da Paixão do Senhor, às 16:00 hs da sexta feira

Sexta feira: 30/03

05:00 hs Via Sacra 
16:00 hs  Celebração da Paixão do Senhor

Sábado: 31/03
06:00 hs  Oficio de Nossa Senhora
19:30 hs  Vigília Pascal

Domingo: 01/04
09:00 hs Santa Missa
18:00 hs Celebração da Ressurreição do Senhor


Parabéns Diacóno Cordeiro pelo 9º ano de Ordenação Diaconal


Comemoramos muito alegremente o 9º ano de sua Ordenação Diaconal do nosso querido Diácono Cordeiro, rezemos a Deus para que o sustente em seu percurso, o cubra de bênçãos e lhe dê a sua paz.  No último sábado 24 de Março de 2018, na Matriz Nossa Senhora do Carmo, Parque das Nações, Parnamirim/RN. As comunidades Nossa Senhora do Carmo ( Parque das Nações), Sagrada Família (Caminho do Sol), São José (Parque das Árvores), agradece e festeja o seu Sim e seu serviço frutuoso na nossa Igreja!!!

Após a Santa Missa presidida pelo Frei Rogério e as homenagens, a comunidade junto com os familiares do nosso Diácono, festejou o seu aniversário com um delicioso jantar no pátio lateral da Matriz.