A expressão “Pastoral da Comunicação”
nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente:
comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo
“apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento,
essas palavras são carregadas de significados. A característica do
pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No
Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida
das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a
vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da
Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva,
anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.
As ações comunicativas da Pascom ganham
sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja,
pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se
pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um
elemento articulador da vida e das relações comunitárias.
Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:
1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e
6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )
A Pastoral da Comunicação está organizada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.
Fonte: pascombrasil.com.br
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